Renault
Twizy: solução prática para o trânsito e poluição
Ele não
pode ser chamado de um automóvel nem se encaixa perfeitamente na definição de
um quadriciclo. O Twizy, veículo
elétrico que a Renault começou a vender na Europa, está
no Brasil. Trazido como vedete da marca na conferência ambiental Rio+20, o modelo representa a solução
dos franceses para o trânsito e a poluição das grandes cidades.
A foto ao
lado já dá ideia da dificuldade em explicá-lo. Parece um carrinho saído de
filmes de ficção científica, mas é bem real. E simples. Ao planejar o que faria
a respeito da tecnologia de veículos elétricos, a Renault optou por lançar
quatro modelos. O primeiro é o Fluence
Z.E (a sigla significa emissão zero), uma versão 100% elétrica do sedã
vendido no Brasil e que o iG avaliou recentemente. Além dele, existe outro modelo
adaptado, o Kangoo europeu, na versão de trabalho. E também dois veículos
inéditos, criados para esse fim, o hatch compacto Zoe, uma espécie de Clio elétrico, o
Twizy.
Foi esse
último que o iG conheceu nesta
quarta-feira, 20, no Rio de Janeiro, em meio a Rio+20. A ideia, como dissemos,
foi usar a tecnologia elétrica num veículo pequeno capaz de ser usado na cidade
em trajetos mais curtos – embora ele tenha autonomia de cerca de 100 km e velocidade
máxima de 80 km/h.
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